Política de Privacidade

Prefácio

Nós, a Flixbus Transporte e Tecnologia do Brasil Ltda., incluindo nossa sede, a Flix SE, e outras subsidiárias (doravante denominadas conjuntamente como “FlixBus”, “nossos” ou “nós”), gostaríamos de informá-lo sobre a proteção de dados na FlixBus.

No Brasil, os regulamentos de proteção de dados para a proteção de pessoas afetadas pelo tratamento de dados (podemos nos referir a você como “titular de dados”, “cliente,usuárioouvocê”) surgem, em particular, da Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil (Lei Federal no 13.709/2018 “Lei Geral de Proteção de Dados”, doravante referida como “LGPD”). Na medida em que decidimos sobre as finalidades e meios de tratamento de dados, sozinhos ou em conjunto com outros, isso inclui principalmente a obrigação de informá-lo de forma transparente sobre o tipo, escopo, finalidade e duração do tratamento.

O objetivo desta política (doravante “política de privacidade”) é informá-lo sobre a forma como tratamos seus dados pessoais.

A nossa política de privacidade tem estrutura modular. Ela consiste em uma seção contendo informações gerais sobre todo o tratamento de dados pessoais e situações de tratamento que entram em vigor cada vez que nosso site é acessado (Cláusula 1 Informações Gerais) e uma seção especial, cujo conteúdo se refere apenas à situação de tratamento aqui especificada com o nome da respectiva oferta ou produto, em particular quando você visita nossos sites, que é descrita em mais detalhes aqui (Cláusula 2 Informações Especiais).

Você pode encontrar mais informações legais aqui:

Com relação aos serviços da FlixBus prestados no Brasil:

Condições Gerais de Vendas e Reservas

Termos e Condições Gerais de Transporte

Com relação aos serviços da FlixBus prestados globalmente, verifique aqui:

https://www.flixbus.com.br/condicoes-gerais-de-transporte#section-20231

Com relação ao FlixTrain (atualmente sendo oferecido apenas na Europa):

Disposições tarifárias para a FlixTrain GmbH

Termos e Condições Gerais de Transporte da FlixTrain GmbH

Para candidatos a emprego:

Página https://global.flixbus.com/company/jobs/privacy-policy

1. Informações gerais

1.1 Definição de termos

Essa política de privacidade baseia-se nas seguintes definições de termos, conforme descrito no Art. 5º, LGPD:

  • dados pessoais” significa qualquer informação relacionada a uma pessoa física identificada ou identificável (“titular dos dados”) (Art. 5º, I, LGPD). Uma pessoa natural identificável é aquela que pode ser identificada, direta ou indiretamente, em particular por referência a um identificador como um nome, um número de identificação, dados de localização, um identificador on-line ou a um ou mais fatores específicos para a identidade física, fisiológica, genética, mental, econômica, cultural ou social dessa pessoa natural. A identificação também pode ser fornecida vinculando tais informações ou outros conhecimentos adicionais. Isso não depende da ocorrência, forma ou forma de realização física das informações (fotos, gravações de vídeo ou áudio também podem conter dados pessoais).
  • tratamento” significa qualquer operação realizada com dados pessoais, como coleta, produção, recebimento, classificação, uso, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, exclusão, avaliação ou controle das informações, modificação, comunicação, transferência, disseminação ou extração (Art. 5º, X, LGPD).
  • controlador” significa uma pessoa física ou jurídica de direito público ou privado responsável por tomar as decisões relativas ao tratamento de dados pessoais (Art. 5º, VI, LGPD).
  • operador” significa uma pessoa física ou pessoa jurídica de direito público ou privado que trata dados pessoais em nome do controlador; (Art. 5º, VII, LGPD).
  • consentimento” do titular dos dados significa qualquer manifestação livre, informada e inequívoca pela qual o titular dos dados concorda com o tratamento de seus dados pessoais para uma determinada finalidade (Art. 5º, XII, LGPD).

1.2 Nome e endereço do controlador

A entidade responsável pelo tratamento de seus dados pessoais é:

FlixBus Transporte e Tecnologia do Brasil Ltda.

Rua Conceição de Monte Alegre, nº 107, 10º andar, conjunto 101, torre B, CV 3501

Cidade Monções, São Paulo-SP, CEP: 04.563-060

Mais informações sobre nossa empresa podem ser encontradas no Aviso Legal.

1.3 Detalhes de contato do diretor de proteção de dados

O diretor de proteção de dados da nossa empresa está disponível a qualquer momento para responder a todas as suas perguntas e como pessoa de contato sobre o assunto da proteção de dados.

Os detalhes de contato dela são:

Salime Saade

Flixbus Transporte e Tecnologia do Brasil Ltda.

Rua Conceição de Monte Alegre, no 107, 10° Andar, Conjunto 101 Torre B, CV 3501,

São Paulo - SP

E-mail: data.protection.br@flixbus.com

Para perguntas gerais sobre a FlixBus, clique aqui

1.4 Base legal para o tratamento de dados

O tratamento de dados pessoais é permitido se pelo menos uma das bases legais listadas abaixo for cumprida:

Art. 7º, I, LGPD: com o consentimento do titular dos dados;

Art. 7º, II, LGPD: para conformidade com uma obrigação legal ou regulatória pelo controlador;

Art. 7º, III, LGPD: pela administração pública, para o tratamento e uso compartilhado de dados necessários para a execução de políticas públicas previstas em leis ou regulamentos, ou com base em contratos, acordos ou instrumentos semelhantes, sujeitos às disposições do Capítulo IV desta Lei;

Art. 7º, IV, LGPD: para a realização de estudos por entidades de pesquisa, garantindo, sempre que possível, a anonimização de dados pessoais;

Art. 7º, V, LGPD: quando necessário para a execução de um contrato ou procedimentos preliminares relacionados a um contrato do qual o titular dos dados é uma parte, a pedido do titular dos dados;

Art. 7º, VI, LGPD: para o exercício regular de direitos em procedimentos judiciais, administrativos ou de arbitragem, o último de acordo com a Lei no 9.307, de 23 de setembro de 1996 (a “Lei de Arbitragem Brasileira”);

Art. 7º, VII, LGPD: para a proteção da vida ou segurança física do titular dos dados ou de terceiros;

Art. 7º, VIII, LGPD: proteger a saúde, exclusivamente, em um procedimento realizado por profissionais de saúde, serviços de saúde ou autoridades sanitárias;

Art. 7º, IX, LGPD: quando necessário para cumprir os interesses legítimos do controlador ou de terceiros, exceto quando prevalecem os direitos e liberdades fundamentais do titular dos dados que exigem proteção de dados pessoais; ou

Art. 7º, X, LGPD: para a proteção do crédito, inclusive conforme previsto na legislação específica.

Via de regra, não realizamos o tratamento de dados pessoais sensíveis, conforme definido pela LGPD. No entanto, caso isso ocorra, tal tratamento será respaldado em uma das hipóteses legais previstas no art. 11 da LGPD.

1.5 Categorias de destinatários

Em determinadas condições, transmitimos seus dados pessoais para nossas subsidiárias ou os dados pessoais de nossas subsidiárias são transferidos para nós, na medida permitida.

Como ocorre com qualquer empresa importante, também usamos prestadores de serviços externos nacionais e estrangeiros para lidar com nossas transações comerciais e trabalhar com empresas parceiras em casa e no exterior. Isso inclui, por exemplo:

  • transportadoras (você pode encontrar uma visão geral das transportadoras atuais aqui),
  • prestadores de serviços (TI),
  • instituições financeiras e prestadores de serviços de pagamento,
  • parceiros de vendas,
  • prestadores de serviços ao cliente (internos/externos),
  • operadores de loja,
  • empresas de segurança,
  • seguradoras (viagem),
  • outros parceiros contratados para nossas operações comerciais (por exemplo, auditores, bancos, seguradoras, advogados, autoridades de supervisão, Agência Nacional de Transporte Terrestre do Brasil – ANTT, outras partes participando de aquisições de empresas).

Os prestadores de serviços e empresas parceiras devem fornecer garantias de que medidas técnicas e organizacionais adequadas sejam implementadas por eles de forma que o tratamento atenda aos requisitos legais e os direitos dos titulares dos dados sejam protegidos.

Nós transmitimos dados pessoais para entidades e instituições públicas (por exemplo, autoridades policiais, escritórios de advogados, autoridades de supervisão) se houver uma obrigação/autorização correspondente.

Para o tratamento realizado por nós, especificamos as categorias dos destinatários de dados na Cláusula 2.

1.6 Requisitos para a transferência de dados pessoais para países terceiros

Como parte de nossas relações comerciais, seus dados pessoais podem ser compartilhados com nossa sede na Flix SE ou divulgados a terceiros que também podem estar localizados fora do Brasil, ou seja, em países terceiros.

As informações da nossa sede são as seguintes:

Flix SE

Friedenheimer Brücke 16

80637 München

Na medida em que for necessário, informaremos você nas seções relevantes da Cláusula 2 sobre os respectivos detalhes da transferência para países terceiros em relação ao tratamento realizado por nós.

A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (“ANPD”) certificará, no futuro, que países terceiros têm proteção de dados compatíveis ao padrão LGPD por meio das chamadas decisões de adequação (uma lista desses países e uma cópia das decisões de adequação ainda não estão disponíveis).

Enquanto isso não ocorre, sempre que houver a necessidade de transferir dados internacionalmente, a FlixBus buscará garantir que os países terceiros que receberão os dados proporcionem grau de proteção de dados pessoais adequado ao previsto na LGPD; ou adotará garantias e salvaguardas, como cláusulas específicas, cláusulas-padrão, normas corporativas globais, dentre outras; ou solicitará o consentimento específico do titular, quando aplicável; ou, ainda, observará e cumprirá com as demais hipóteses autorizadas por lei

Na medida em que for necessário para a sua reserva e a provisão e processamento associados de serviços de transporte, a transmissão de dados pessoais necessários para isso para países terceiros é permitida de acordo com o Art. 33, IX, LGPD.

Entre em contato com nosso diretor de proteção de dados se quiser informações mais detalhadas sobre este tópico.

1.7 Duração do armazenamento e apagamento de dados

O período de armazenamento dos dados pessoais coletados depende da finalidade para a qual tratamos os dados. Os dados serão armazenados pelo tempo que for necessário para alcançar o objetivo pretendido.

No caso de tratamento realizado por nós, especificamos por quanto tempo armazenaremos os dados na Cláusula 2. Se nenhum período de armazenamento explícito for especificado abaixo, seus dados pessoais serão apagados assim que a finalidade ou base legal para o armazenamento não se aplicar mais.

No entanto, o armazenamento pode ser estendido além do tempo especificado no caso de uma disputa legal (iminente) com você ou se outros procedimentos legais forem iniciados ou se o armazenamento for estipulado por disposições estatutárias às quais nós, como controladores, estamos sujeitos. Se o período de armazenamento prescrito pelas disposições estatutárias expirar, os dados pessoais serão apagados, a menos que o armazenamento adicional por nós seja exigido por lei.

1.8 – Tratamento automatizado de dados pessoais

Nós utilizamos aprendizado de máquina (também conhecido como machine learning) para otimizar e automatizar nossos processos. Assim, podemos utilizar seus dados pessoais, que já temos armazenados, para melhorar sua experiência de compra e interação conosco, por meio da adaptação dinâmica de nosso website/app, baseado no seu comportamento enquanto usuário, histórico de compra e sua interação com a FlixBus.

1.9 Sem obrigação de fornecer dados pessoais

Nós não fazemos, fundamentalmente, a celebração de contratos, dependendo de você nos fornecer dados pessoais antecipadamente. Em princípio, também não há obrigação estatutária ou contratual de nos fornecer seus dados pessoais; no entanto, só podemos fornecer certas ofertas e serviços em uma extensão limitada ou podemos não ser capazes de fornecê-los se você não fornecer os dados necessários para isso.

1.10 Obrigação legal de transmitir determinados dados

Em determinadas circunstâncias, podemos estar sujeitos a uma obrigação legal de fornecer dados pessoais a terceiros, em particular a entidades públicas.

1.11 Segurança de dados

Usamos medidas técnicas e organizacionais adequadas para coletar seus dados, levando em consideração a tecnologia mais recente, os custos de implementação, e a natureza, abrangência, o contexto e a finalidade do tratamento, bem como os riscos existentes de uma violação de dados (incluindo a probabilidade e o efeito de tal evento), para proteger o titular dos dados contra manipulação acidental ou intencional, perda ou destruição parcial ou completa ou contra acesso não autorizado por terceiros (por exemplo, usamos criptografia TLS em nossos sites). Nossas medidas de segurança estão sendo continuamente aprimoradas para levar em conta os desenvolvimentos tecnológicos.

Teremos prazer em fornecer mais informações sobre isso mediante solicitação. Entre em contato com nosso responsável pela proteção de dados brasileiro.

1.12 Seus direitos

Você pode reivindicar seus direitos como titular dos dados em relação aos seus dados pessoais a qualquer momento, em particular entrando em contato conosco usando os detalhes de contato fornecidos na Cláusula 1.2. Os titulares dos dados têm os seguintes direitos sob a LGPD:

Confirmação do tratamento

Você tem o direito de nos escrever solicitando a confirmação de que existe um ou mais tratamento de dados pessoais, em seu nome, sendo realizado.

Acesso aos dados

Você tem o direito de solicitar acesso aos dados pessoais que tratamos em seu nome. Mediante tal solicitação, forneceremos a você uma cópia de tais dados. Observe que seu direito de acesso às informações pode ser limitado sob certas circunstâncias, de acordo com as disposições legais. No mais, para podermos fornecer as informações, sua identidade precisa ser previamente confirmada.

Correção

Você tem o direito de entrar em contato conosco solicitando a correção de dados pessoais seus que estejam incompletos, inexatos ou desatualizados.

Anonimização, bloqueio ou eliminação

Você tem o direito de entrar em contato conosco solicitando a anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou caso seu tratamento seja ilícito, i.e., os dados tratados estejam desconformidade com o disposto na LGPD. Existem hipóteses em que os dados relacionados a você ainda são essenciais para desempenharmos nossas obrigações legais e contratuais, razão pela qual podemos negar o pedido de anonimização, bloqueio ou eliminação.

Portabilidade

Você tem o direito de solicitar que os dados que nos forneceu sejam transferidos a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa, observados eventuais segredos comercial e industrial aplicáveis.

Eliminação dos dados tratados com base no consentimento

Nos casos em que o seu consentimento for a base legal aplicável, você tem o direito de solicitar a nós a exclusão de tais dados. Destaca que tal direito não é absoluto, visto que é resguardada à FlixBus a manutenção de tais dados em certas situações, conforme disposto no art. 16 da LGPD.

Informação sobre uso compartilhado

Você tem o direito de nos escrever solicitando informações sobre o compartilhamento de seus dados com entes públicos e privados, caso isso ocorra.

Informação sobre a negativa do consentimento suas consequências

Nos casos em que o seu consentimento for a base legal aplicável, você tem o direito de obter de nós informações acerca da possibilidade de não fornecer tal consentimento, bem como das consequências de tal escolha.

Revogação do consentimento

Nos casos em que o seu consentimento for a base legal aplicável, você tem o direito de solicitar a revogação de tal consentimento. Em tais situações, interromperemos o tratamento de seus dados pessoais, no entanto restarão ratificados os tratamentos realizados sob amparo do consentimento anteriormente concedido.

Se você acreditar que não cumprimos as disposições dos regulamentos de proteção de dados ao tratar seus dados, você pode registrar uma reclamação junto a uma autoridade competente, como a autoridade de supervisão de proteção de dados com a qual somos responsáveis:

ANPD - Esplanada dos Ministérios, Bloco C, 2º andar, Brasília/DF, CEP 70.046-900

https://www.gov.br/anpd/pt-br/canais_atendimento/reclamacao-do-titular-contra-controlador-de-dados/reclamacao

2. Informações especiais

2.1 Visitas a nossos sites

Informações sobre a FlixBus e os serviços que oferecemos no Brasil podem ser encontradas em particular em https://www.flixbus.com.br e, em geral, em https://global.flixbus.com/https://www.flixtrain.com/ incluindo as subpáginas associadas (doravante referidas conjuntamente como “site” ou “sites ”). Quando você visita nossos sites, seus dados pessoais são tratados.

2.1.1 Fornecimento dos sites

Quando os sites são usados para fins informativos, tratamos as seguintes categorias de dados pessoais:

Dados de registro: quando você visita nossos sites, um registro de dados de registro (chamado de “arquivos de registro do servidor”) é salvo em nosso servidor web. Isso consiste de:

  • a página da qual a página foi solicitada (chamada de URL de referência),
  • o nome e o URL da página solicitada,
  • a data e a hora da solicitação de acesso (no fuso horário do servidor),
  • a versão do navegador da web usada,
  • o endereço IP do computador solicitante,
  • a quantidade de dados transferidos,
  • o sistema operacional,
  • a mensagem indicando se a chamada foi bem-sucedida (status de acesso/código de status HTTP),
  • a diferença de fuso horário GMT.

Usamos provedores de serviços de TI para hospedar nossos sites e para avaliações estatísticas dos dados de registro.

O tratamento dos dados de registro serve para fins estatísticos e melhora da qualidade de nossos sites, em particular a estabilidade e a segurança da conexão.

2.1.2 Formulários de contato

Ao usar formulários de contato, os dados assim transmitidos são tratados (por exemplo, título (e.g., Senhor ou Senhora), sobrenome e nome, endereço, empresa, endereço de e-mail e horário da transmissão, motivo da consulta).

O tratamento dos dados do formulário de contato ocorre para processar consultas. Nós usamos prestadores de serviços de atendimento ao cliente para o processamento de trabalhos para responder a consultas feitas através de nossos formulários de contato.

Além disso, armazenamos os dados do formulário de contato, bem como o respectivo endereço IP, para cumprir nossas obrigações de fornecer provas, garantir a conformidade e a documentação das obrigações legais, para esclarecer qualquer possível uso indevido de seus dados pessoais e garantir a segurança de nossos sistemas.

2.1.3 Reserva, fornecimento e processamento de serviços de transporte

Ao reservar passagens para serviços de transporte, tratamos as seguintes categorias de dados pessoais:

  • endereço de e-mail,
  • nome e sobrenome,
  • documento de identificação (por exemplo, RG, Título de Eleitor, Passaporte, CNH, outro),
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF),
  • dados de conexão,
  • dados de pagamento,
  • informações que comprovem a condição sujeitas a gratificações e descontos garantidos por lei, no caso de crianças de até 6 anos de idade, idosos de baixa renda, portadores de cartão de identidade juvenil (Identidade Jovem), portadores de passe livre (Passe Livre) e inspetores trabalhistas,
  • consentir com os respectivos termos e condições,
  • informações sobre reserva antecipada de assento,
  • detalhes da bagagem,
  • o idioma do domínio de reserva,
  • canal de reserva (web ou aplicativo).

Você também tem a opção de fornecer um número de telefone de contato em caso de atrasos ou alterações no itinerário da sua viagem (opcional).

Esses dados são tratados para a reserva, fornecimento e processamento de serviços de transporte, incluindo atendimento ao cliente, bem como para o cumprimento de obrigações legais.

Nós também usamos alguns desses dados para recomendações de produtos, consulte a Cláusula 2.1.5, para o boletim informativo, consulte a Cláusula 2.1.6 e para a conta do cliente, consulte a Cláusula 2.1.7.

Ao reservar bilhetes para serviços de transporte internacional, as seguintes categorias de dados pessoais também podem ser coletadas, dependendo do local de partida e chegada:

  • informações de gênero,
  • documento de identidade, passaporte ou número de identificação,
  • data de nascimento (para serviços de transporte em que as crianças têm um preço especial).

Esses dados são tratados para a reserva, fornecimento e processamento de serviços de transporte, incluindo atendimento ao cliente, bem como para o cumprimento de obrigações legais.

Nós repassamos os dados mencionados acima para a respectiva transportadora ou transportadoras, bem como para entidades públicas, se houver uma obrigação/autorização correspondente.

Os dados de pagamento necessários serão transmitidos a um prestador de serviços de pagamento para o processamento seguro dos pagamentos iniciados por você.

Nossos prestadores de serviços de pagamento são:

Prestadores de serviços de pagamento

ADYEN DO BRASIL LTDA. 
Avenida das Nações Unidas, 14.261, São Paulo, Brasil 
Política de privacidade: 
https://www.adyen.com/policies-and-disclaimer/privacy-policy.

Opções de pagamento

Visa, Cartão Master, Elo, Hipercard e Google Pay

Para certas reservas, também usamos as tecnologias e serviços da Distribusion Technologies GmbH como Operadores (Wattstrasse 10, 13355 Berlin, telefone: +49-30-3465507-50, e-mail: dataprotection@distribusion.com).

2.1.4 Transmissão de dados para autoridades

Se você estiver viajando para o espaço Schengen, temos obrigação de informar os seus dados de identidade (nome e sobrenome, gênero, data de nascimento, cidadania, país de residência, tipo e número de documento) com antecedência para a autoridade responsável da UE (União Europeia), a qual verificará a legitimidade da sua entrada. Se você não fornecer os dados necessários, a sua entrada no espaço Schengen poderá ser recusada. Os dados serão excluídos após a transmissão.  A base legal para a coleta e a transmissão dos dados é o Art. 6, alínea 1, item c do GDPR [General Data Protection Regulation (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados)].

2.1.5 Recomendação de produto

Na medida permitida, podemos usar o endereço de e-mail recebido em conexão com o serviço de reserva ou transporte para enviar ofertas regulares por e-mail para produtos de nossa linha semelhantes aos já comprados.

Usamos prestadores de serviços externos de atendimento ao cliente como operadores para enviar recomendações de produtos.

Você receberá essas recomendações de produtos de nós, independentemente de ter assinado um boletim informativo ou ter consentido com a comunicação de marketing por e-mail. Gostaríamos de fornecer a você, desta forma, informações sobre produtos da nossa linha que possam interessá-lo, com base em suas compras recentes conosco.

Você pode se opor ao uso do seu endereço de e-mail para essa finalidade a qualquer momento usando o link de cancelamento de assinatura na recomendação do produto ou enviando uma mensagem para unsubscribe@flixbus.com.

2.1.6 Boletim informativo

Podemos utilizar seus dados pessoais para lhe manter informado sobre a FlixBus, por meio do envio de nosso boletim informativo. O boletim informativo pode se referir a todos os bens, serviços, produtos, ofertas e promoções fornecidos pelo Controlador (Cláusula 1.2) e/ou por empresas afiliadas ou por empresas parceiras.

Para distribuição do boletim informativo, contamos com empresas prestadoras de serviço de TI externas, que atuam como operadoras, e, para tanto, seus dados podem ser compartilhados com ela para essa finalidade.

Você pode se descadastrar do recebimento de nosso boletim informativo a qualquer momento, usando o link de cancelamento de assinatura no boletim informativo ou enviando uma mensagem para unsubscribe@flixbus.com.

2.1.7 Conta do cliente

Você tem a opção de criar uma conta de cliente pessoal conosco. Na área protegida por senha da conta do cliente, você pode gerenciar suas reservas convenientemente e ter seus dados armazenados para viagens futuras.

Para criar uma conta de cliente, as seguintes informações obrigatórias são coletadas:

  • endereço de e-mail,
  • nomes e sobrenomes,
  • senha (auto selecionada).

Nós usamos esses dados para gerenciar sua conta de cliente e criar faturas.

Além disso, você também pode inserir um número de telefone celular na sua conta de cliente para que possamos entrar em contato com você em caso de atraso ou alteração no itinerário da sua viagem (opcional).

Você também pode optar por armazenar os seguintes dados adicionais em sua conta de cliente (opcional):

  • estado civil,
  • data de nascimento,
  • endereço (CEP, cidade e país),
  • métodos de pagamento.

Esses dados são usados para gerenciar sua conta de cliente e emitir faturas e também podem ser usados para enviar recomendações personalizadas de produtos (Cláusula 2.1.5) e, se você tiver se registrado para esse fim, enviar boletins informativos (Cláusula 2.1.6).

Se você tiver dado seu consentimento, os cookies “persistentes” serão armazenados no seu dispositivo com a função “permanecer conectado”; o objetivo deles é garantir que você não precise fazer login novamente durante visitas subsequentes ao nosso site. Esta função não está disponível para você se você tiver desativado o armazenamento de tais cookies nas configurações do seu navegador.

Você pode atualizar ou excluir a conta do cliente – e, portanto, também seus dados pessoais armazenados – a qualquer momento em sua conta de cliente pessoal.

2.1.8 Uso de cookies, plugins e outros serviços

Quando você visita nosso site, as informações na forma de um cookie (pequeno arquivo de texto) são salvas em seu terminal. Ele salva informações sobre como você usa o site (ID de identificação, data de visita, etc.). Com o uso de cookies, facilitamos o uso do nosso site com várias funções de serviço (como o reconhecimento de visitas anteriores) e, consequentemente, podemos adaptar melhor o site às suas necessidades.

O uso de cookies estritamente necessários é baseado no Art. 7, IX, LGPD. Nosso interesse legítimo é fornecer a você as funcionalidades específicas de nossos sites, melhorá-las e garantir a segurança e a integridade de nossos sites.

Você pode impedir que os cookies sejam salvos e excluir cookies já existentes alterando as configurações do seu navegador de acordo. A função de ajuda da maioria dos navegadores informa como fazer essas configurações. No entanto, se você não aceitar cookies, os recursos de serviço da oferta da Internet poderão ser prejudicados. Portanto, recomendamos deixar a função de cookie ativada.

Informações abrangentes sobre como isso pode ser feito em vários navegadores podem ser encontradas nos seguintes sites: youronlinechoices, Network Advertising Initiative e/ou Digital Advertising Alliance. Você também pode encontrar informações sobre como excluir cookies do seu computador, bem como informações gerais sobre cookies. Nós usamos diferentes tipos de cookies:

Cookies transitórios, que também são conhecidos como cookies na memória ou “cookies de sessão”, são cookies que são excluídos depois que você sai do nosso site e fecha o navegador. Por exemplo, esses cookies geralmente salvam as configurações de idioma ou o conteúdo do pedido.

Os cookies persistentes ou permanentes permanecem armazenados mesmo depois que o navegador é fechado. Isso permite, por exemplo, salvar o status de login ou quaisquer termos de pesquisa que foram inseridos. Nós usamos esses cookies, entre outras coisas, para medir o alcance ou para fins de marketing. Os cookies persistentes são excluídos automaticamente após um período especificado, que pode variar dependendo do cookie. No entanto, você pode excluir esses cookies a qualquer momento nas configurações de segurança do seu navegador.

Além dos chamados “cookies primários”, que definimos como controladores para o tratamento de dados, “cookies de terceiros” também são usados, que são oferecidos por outros provedores.

2.1.9 Aprendizado de Máquina (Machine Learning) e Adaptação Dinâmica de site/aplicativo

Nós utilizamos aprendizado de máquina (também conhecido como machine learning) para otimizar e automatizar nossos processos. Isso envolve ensinar a um sistema uma regra lógica de tomada de decisão que seja baseada em casos concretos, ou seja, por meio de tal regra, o sistema pode aprender com o passado e usar algoritmos para desenvolver modelos estatísticos que possam ser aplicados a tarefas semelhantes no futuro.

Com base nisso, nós utilizamos o aprendizado de máquina pautado em um modelo seguro e em hash (i.e., um processo de transformar uma determinada chave ou sequência de caracteres em outro valor para fins de segurança) para criar ofertas de viagens personalizadas de forma rápida e fácil para você. Para atingir essa finalidade, utilizamos dados de enquadramento que já temos sobre você, tais como: ID do usuário, informações sobre pesquisa e histórico de viagens e endereço IP.

Além disso, utilizamos dados para adaptar automaticamente nosso site e aplicativo para oferecer a você a melhor experiência possível. Por exemplo, podemos usar o seu histórico de compras para lhe oferecer serviços adicionais (por exemplo: incluir uma reserva de assento, comprar bagagem adicional, entre outros) ou ajudá-lo na sua jornada de usuário (por exemplo: se você tiver uma viagem futura em breve, podemos indicar o rastreamento em tempo real do seu ônibus).

Para que isso ocorra, além dos dados de enquadramento acima elencados, utilizamos também o histórico de compras e contatos mantidos com a Flix via atendimento ao cliente. Não se preocupe, pois incluiremos uma camada adicional de proteção os seus dados pessoais tratados, por meio de salts e hashs.

No mais, respaldamos esse tratamento em nosso interesse legítimo, conforme estabelecido no art. 7º, IX da LGPD. Isso porque, ao mesmo tempo em que temos interesse econômico em oferecer aos nossos clientes a experiência mais adequada, você também se beneficia disso seja ao receber uma oferta de viagem adaptada às suas necessidades, em vez de uma recomendação padrão, ou, ainda, quando nós o redirecionamos para serviços que beneficiariam seu planejamento, viagem e experiência pós-viagem.

Caso não concorde com o tratamento de seus dados para a finalidade descrita acima, i.e., aprendizagem automática ou adaptação dinâmica de website/app, você pode se opor a tal tratamento, a qualquer momento, de acordo com as disposições legais, por meio do seguinte e-mail “data.protection.br@flixbus.com”. Caso isso ocorra, você receberá apenas nossos serviços padrão.

2.2 Atendimento ao cliente

Quando você entra em contato com nosso atendimento ao cliente, coletamos os dados pessoais que você nos fornece por sua própria iniciativa. Por exemplo, você pode nos enviar isso por e-mail, telefone ou carta. Seus dados pessoais serão usados apenas para entrar em contato com você ou para a finalidade para a qual você nos forneceu esses dados, por exemplo, para tratar suas consultas, administração técnica ou administração de clientes.

Esses dados (incluindo informações sobre meios de comunicação, como endereço de e-mail, número de telefone) são fornecidos voluntariamente. Nós usamos os dados para processar sua preocupação, cumprir obrigações legais, se necessário, e para fins administrativos.

No caso de uma consulta por telefone, seus dados também são tratados por aplicativos telefônicos e, em parte, também por meio de um sistema de diálogo por voz para nos apoiar na distribuição e processamento de consultas.

Para o nosso atendimento ao cliente, usamos provedores externos de atendimento ao cliente como operadores.

2.3 Presença em canais de mídia social

Estamos presentes nas mídias sociais (atualmente: Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, TikTok). Na medida em que temos controle sobre o tratamento de seus dados, garantimos que os regulamentos de proteção de dados aplicáveis são cumpridos.

Gostaríamos de destacar que seus dados podem ser tratados fora do Brasil.

Mais informações sobre as leis de proteção de dados em relação à nossa presença corporativa em canais de mídia social podem ser encontradas aqui:

Facebook: https://www.facebook.com/FlixBusPT/about/?ref=page_internal

Página do Instagram: https://www.facebook.com/policy.php

LinkedIn: https://www.linkedin.com/legal/privacy-policy

TikTok: https://www.tiktok.com/i18n/Privacy/

2.4 Denúncias no Speakout@Flix (portal de denúncias)

Quando entra em contato conosco pelo portal de denúncias, “Speakout@Flix”, coletamos os dados pessoais que você nos repassa espontaneamente (nome e endereço de e-mail, por exemplo). Você pode fazer uma denúncia pelo portal on-line ou por telefone. 

Seus dados pessoais serão usados apenas para processar sua denúncia e para possíveis investigações internas conduzidas após sua denúncia.

O fundamento jurídico é o Art. 6, Parágrafo 1(a) da LGPD.

Seus dados são informados voluntariamente e todas as denúncias podem ser feitas de maneira anônima. 

De acordo com o Art. 6, Parágrafo 1(c) da LGPD, temos a obrigação legal de transferir seus dados para autoridades públicas em caso de solicitação das mesmas. 

Nosso portal on-line utiliza um prestador de serviço externo (Convercent, Inc.) para processar suas informações.