FlixBus apresenta à ANTT Plano de Excelência Regulatória em aderência ao novo marco do transporte rodoviário
Iniciativa inédita no setor reforça o compromisso da empresa com a manutenção da qualidade do serviço prestado pelas suas parceiras e cooperação institucional
São Paulo, 05 de junho de 2024 – A FlixBus, empresa de tecnologia em transporte rodoviário de passageiros, apresentou à diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em Brasília, seu Plano de Excelência Regulatória. O documento foi desenvolvido em conformidade com as regras estabelecidas pelo marco regulatório vigente do TRIP, que impõe novas obrigações às empresas que atuam no transporte rodoviário regular de passageiros. Entre as ações previstas pelo plano da FlixBus, destacam-se processos de monitoramento contínuo de indicadores de desempenho, integração de sistemas de informação, aperfeiçoamento dos procedimentos para atendimento ao cliente, que ficará ainda melhor, e adequação do sistema de Monitriip, que transmite os principais dados ao agente regulador.
“O Plano de Excelência Regulatória da FlixBus visa implementar seu bem-sucedido modelo global de conformidade para se adequar às mudanças provocadas pela nova regulação do setor, sem perder de vista a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos no país. Esses serviços são viabilizados por meio de um modelo de parcerias com empresas de transporte regularizadas pela ANTT”, explica o CEO da FlixBus no Brasil, Edson Lopes. Ele apresentou o plano junto com Andrea Mustafa, diretora de Relações Governamentais e Institucionais da empresa.
Os executivos reafirmaram o compromisso com as adequações necessárias para que os pilares do plano sejam alcançados de maneira eficaz e dentro de um cronograma estabelecido. Entre os pontos específicos do plano estão: habilitação, atendimento ao cliente, indicadores de desempenho, adequação do BPe (Bilhete de Passagem Eletrônico), alterações operacionais e do sistema Monitriip, enfatizando a importância do sistema no monitoramento contínuo das operações. O Monitriip é uma ferramenta que permite que os dados das viagens sejam transmitidos à ANTT a cada 180 segundos – dados que são utilizados para aperfeiçoar a gestão dos indicadores do sistema regulatório e para evitar fraudes.
A solução usada pela FlixBus segue as orientações e normas da ANTT e vem sendo adaptada conforme a nova regulação, tanto para uso da empresa quanto de seus parceiros. Para os parceiros, a FlixBus fornece uma solução que garante a transmissão de informações precisas.
“Nosso Plano de Excelência Regulatória reflete o compromisso da FlixBus com o setor em ajudar as empresas parceiras no processo de adequação regulatória e aumentar sua visibilidade a partir de uma ampla experiência global. Queremos, também, preparar o terreno para futuras linhas da FlixBus como autorizatária e continuar oferecendo serviços com cada vez mais qualidade, inovação, segurança e sustentabilidade”, reforça Andrea Mustafa.
Sobre a FlixBus Brasil: Atuando no Brasil desde dezembro de 2021, a FlixBus é uma empresa de tecnologia em serviços rodoviários, controlada pela alemã Flix, provedora mundial de mobilidade que está presente hoje em 43 países do mundo. A FlixBus está inovando o segmento de transporte rodoviário com seu modelo único, que opera 100% dentro das regras da ANTT, oferecendo transporte rodoviário regular de alta qualidade com preços baixos para consumidores. A empresa opera por meio de parceiros, que ficam responsáveis pelas autorizações das linhas enquanto a FlixBus é responsável por vendas, marketing e atendimento ao consumidor. Atualmente, a startup presta serviços para linhas em 14 estados do Brasil, no Distrito Federal e em diversas cidades, junto com suas nove parceiras: Grupo Adamantina, Satélite Norte, Santa Maria, Primar Turismo, Levare, 4Bus, Gadotti, Catedral e Esmeralda. Para saber mais, acesse: www.flixbus.com.br
Sobre a Flix
A Flix quer transformar o setor de transporte coletivo de passageiros ao oferecer opções mais sustentáveis de viagens de ônibus e trens em mais de 40 países, em quatro continentes. Desde o seu lançamento em 2013, a Flix tem se destacado com um modelo de negócio otimizado e uma plataforma de tecnologia inovadora, conquistando rapidamente uma posição de liderança no mercado de viagens de ônibus de longa distância na Europa, América do Norte e Turquia. Agora, estamos expandindo com rapidez para a América do Sul e Índia por meio de marcas reconhecidas, como FlixBus, FlixTrain, Kamil Koç e Greyhound.
Guiada pelo crescente interesse em viagens sustentáveis, a Flix estabeleceu uma meta ambiciosa de se tornar neutra em carbono na Europa até 2040, e globalmente até 2050. Para avaliar seu progresso dentro de um modelo cientificamente reconhecido, a Flix estabeleceu metas de curto prazo para a redução de emissões com a iniciativa Science Based Targets.
Enquanto a Flix gerencia o lado comercial do negócio, como planejamento de rede, controle de operações, marketing e vendas, gestão de qualidade e desenvolvimento contínuo de produtos com uma abordagem baseada em dados, as operações são conduzidas por parceiros confiáveis da Flix. A combinação inovadora da tecnologia e plataforma de vendas da Flix com as viagens tradicionais transformou uma start-up europeia em uma empresa líder em tecnologia de viagens, com uma expansão global impressionante.