Flix anuncia o ano mais bem-sucedido de todos os tempos, com receita recorde e rentabilidade no EBITDA em 2022

24/02/2023
  • A Flix comemorou o aniversário de 10 anos da primeira viagem FlixBus. Desde então, quase 300 milhões de viajantes usaram os serviços acessíveis e sustentáveis ​​da empresa; 

  • 2022 foi o ano de maior sucesso na história da Flix, com uma receita global de mais de 1,5 bilhão de euros e atingindo lucratividade ao nível do EBITDA; 

  • Perspectiva positiva: Flix está confiante para alcançar mais de 20% de crescimento de receita lucrativa em 2023; 

  • Mais investimentos na expansão FlixBus e FlixTrain estão por vir; 

  • A sustentabilidade continuará a estar no centro da estratégia de crescimento do Grupo Flix. 

 

São Paulo, 24 de fevereiro de 2023 – A Flix SE (“Flix”), fornecedora global de mobilidade ecológica e acessível, divulgou números recordes durante a comemoração do 10º aniversário da primeira viagem FlixBus. Com uma receita global de mais de 1,5 bilhão de euros e lucratividade no nível do EBITDA, indicador financeiro bastante utilizado para avaliar empresas listadas no mercado de bolsa de valores. A Flix considera 2022 como o ano de maior sucesso na história da empresa, contando com um aumento de receita de 185% em comparação com 2021. Desde a fundação da empresa, a Flix já transportou cerca de 300 milhões de viajantes, sendo que atualmente possui mais de 60 milhões de passageiros, em 40 países, usando os serviços da FlixBus, FlixTrain, Greyhound na América do Norte e Kamil Koc, na Turquia. 

“2022 foi o ano de maior sucesso até agora”, diz André Schwämmlein, cofundador e CEO da Flix. “Isso mostra que a Flix está mais do que nunca posicionada em um mercado em crescimento, altamente atraente. Defendemos mobilidade moderna, sustentabilidade e digitalização. E estamos apenas começando.” 

 
Crescimento recorde em todas as regiões em 2022 
 
Em 2022, o grupo Flix, incluindo FlixBus, FlixTrain, Greyhound e Kamil Koc, alcançou uma receita de mais de 1,5 bilhão de euros com lucro ao nível do EBITDA. Apesar das restrições de viagem geradas pelo COVID durante o primeiro trimestre do ano, mais de 60 milhões de pessoas usaram a oferta de ônibus e trem de longa distância da Flix e de seus parceiros. A Flix opera em um total de 40 países em 4 continentes. 

“Vemos que todos os mercados em que atuamos se recuperaram muito bem da pandemia. Continuamos a fortalecer nossa posição de negócios em mercados estabelecidos enquanto expandimos ainda mais nossa oferta para novos países para permitir a mobilidade verde para ainda mais pessoas”, diz Schwämmlein. A empresa também anunciou uma perspectiva positiva com pelo menos 20% de crescimento de receita lucrativa para 2023 e planeja continuar investindo na expansão da FlixBus e da FlixTrain. A sustentabilidade continuará a estar no centro da estratégia de crescimento do Grupo Flix. 

 

Europa 
 
A Flix opera em 35 países europeus, servindo um total de quase 3000 destinos. Ao reforçar a sua liderança em mercados-chave, como Alemanha, França, Itália ou Polónia, a FlixBus também expandiu a sua oferta para novos países como Portugal, Reino Unido e Países Bálticos. Enquanto isso, o FlixTrain continua sendo uma oferta bem-vinda e altamente atraente para clientes na Alemanha e na Suécia. No total, a FlixBus e a FlixTrain transportaram mais de 38 milhões de viajantes na Europa em 2022. 

Além disso, a FlixBus e seus parceiros de ônibus têm fornecido ajuda humanitária desde o ataque à Ucrânia, pois a mobilidade é mais importante do que nunca para o povo ucraniano. Além de oferecer mais conexões e viagens gratuitas para refugiados, a empresa e seus parceiros também transportaram toneladas de suprimentos de emergência para pessoas carentes. A prioridade da FlixBus foi sempre prestar ajuda imediata e desburocratizada onde e quando fosse mais necessária. A Flix construiu a rede líder para conectar a Ucrânia à Europa e recentemente expandiu a rede de e para a Ucrânia com novas linhas para a Alemanha, Polônia, Áustria, Hungria e República Tcheca. A Flix está comprometida com a rede ucraniana e a expandirá também em 2023. 


 
Turquia 
 
Desde 2019, o líder do mercado turco, Kamil Koc faz parte da Flix, servindo mais de 300 destinos e trazendo mobilidade verde e inteligente para as pessoas em Turquia. No ano passado, mais de 13 milhões de passageiros usaram os serviços Kamil Koc, tornando a Turquia um dos maiores e mais importantes mercados de ônibus de longa distância do mundo. A ambição da Flix é fortalecer sua liderança de mercado no país e melhorar ainda mais a oferta de ônibus de longa distância em regiões que historicamente não são cobertas por Kamil Koc. 

A paixão da equipe local permitiu aumentar fortemente a oferta para muitas regiões afetadas pelo terremoto nos últimos dias e semanas, para que a ajuda pudesse chegar à região e todos pudessem chegar em segurança a outras partes de Turquia. A Kâmil Koc apoiou os esforços de busca e salvamento desde o primeiro dia do desastre com 50 ônibus que alocou: 20 ônibus para instituições públicas, para esforços de busca e salvamento na região e 30 ônibus para instituições privadas e organizações da sociedade civil que atuam ativamente nos esforços de busca e salvamento na região. Assim, a Kâmil Koc viabilizou quase 200 partidas gratuitas nos primeiros oito dias após a catástrofe. 

 

América do Norte 

Sob o teto da Flix North America, a Greyhound e a FlixBus conseguiram alavancar sinergias, expandir a rede e melhorar a experiência de viagem para seus clientes. Desde 18 de janeiro de 2023, ambas as operações são executadas na tecnologia Flix. A Flix levou apenas 14 meses para trazer o negócio Greyhound para a mais recente tecnologia Flix. Os clientes podem reservar viagens com Greyhound e FlixBus nos sites e aplicativos de ambas as marcas para se beneficiar de uma rede estendida que chega a quase 2.300 destinos nos Estados Unidos, Canadá e México. No ano passado, mais de 8 milhões de passageiros usaram FlixBus e Greyhound na América do Norte. 

 

Novos mercados 
Além disso, a Flix iniciou suas operações no Brasil em dezembro de 2021 e agora atende 33 destinos no maior mercado de ônibus da América do Sul. A Flix continuará a expandir a rede em 2023, pois a oferta está sendo bem recebida pelos clientes. 

 

41ª rede nacional a ser lançada – Mais investimentos em ônibus e trens planejados. 
 
Para cumprir sua visão de longo prazo, a Flix investirá em seus serviços de trem e ônibus e continuará a forte jornada de crescimento. Todas as redes na Europa, América do Norte e Turquia crescerão significativamente em 2023 em comparação com 2022. Ao mesmo tempo, a Flix continuará focada na lucratividade e no aumento das margens em nível de grupo também em 2023. E o próximo marco da expansão global da FlixBus será o início das operações no Chile, em 2023. Depois do Brasil, o Chile será o segundo mercado da FlixBus na América do Sul e o 41º país do mundo com ônibus verdes de longa distância nas estradas. 
O FlixTrain também será uma parte fundamental da expansão da Flix no futuro e desempenhará um papel crucial na formação do cenário da mobilidade. Alimentado por progressos positivos a nível regulamentar, o transporte ferroviário europeu tornou-se um mercado promissor em crescimento. Desde o lançamento do FlixTrain há cinco anos, milhões de passageiros usaram a oferta ferroviária na Alemanha e na Suécia. Recentemente, a FlixTrain anunciou que fará parte dos serviços piloto da UE para impulsionar o transporte ferroviário transfronteiriço nos próximos anos com ligação entre a Alemanha e a Suíça, bem como entre a Alemanha e a Suécia. 

 

Sustentabilidade no centro da estratégia da Flix 

O ponto central da visão da Flix é que viagens sustentáveis ​​e acessíveis são um direito ao qual todos devem ter acesso. É por isso que a empresa visa não apenas crescer de forma rentável, mas também de forma responsável e sustentável. 
Para André Schwämmlein, “impulsionar a revolução da mobilidade verde sempre foi o DNA da Flix. Com a tecnologia que permite o planejamento inteligente de rotas, fortes parcerias para explorar e realizar tecnologias alternativas de direção, um caminho para a neutralidade de carbono e a expansão de nossa rede, estamos no caminho certo”. 

A Flix está atualmente preparando seu primeiro relatório voluntário de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG) em linha com o padrão Global Reporting Initiative (GRI), para melhor investigar e medir suas conquistas no nível de sustentabilidade e identificar novas etapas a serem tomadas a esse respeito. Esta visão é também prosseguida através do recente compromisso da Flix com a SBTi (Science-based Target Initiative), destinada a monitorar e avaliar os esforços futuros em termos de redução das emissões de gases com efeito de estufa, e com o Pacto Global das Nações Unidas, fornecendo um quadro político globalmente reconhecido para o desenvolvimento, implementando e divulgando políticas e práticas ESG. 

Esses compromissos recentes somam-se aos esforços desenvolvidos pela Flix ao longo de sua estratégia climática. Em 2022, apenas utilizando veículos de última geração e incentivando as pessoas a preferirem as viagens coletivas em detrimento de seus carros e outros meios de transporte, evitou-se a emissão de 818 mil toneladas de CO2. 
No âmbito da redução de impactos, a transformação da frota assume um papel fundamental na Flix. Entre outras coisas, a empresa foi pioneira no uso de ônibus elétricos e painéis solares em longas distâncias, lançou linhas de biogás e biocombustível colza e uniu forças com os principais atores da indústria para aprimorar ainda mais o uso de veículos alternativos em rotas longas. Para exemplificar, temos o acordo com a Freudenberg Sealing Technologies e a ZF, que lançarão o primeiro ônibus movido a hidrogênio verde na Europa, e a parceria com a Daimler Buses para desenvolver um acionamento totalmente elétrico para ônibus de longa distância. 

O sistema de compensação para clientes é explicado aqui. Desde 2015, foram compensadas mais de 98.000 toneladas de CO₂, o que corresponde a mais de 3,7 mil milhões de kms percorridos pela FlixBus. 

 

Sobre a FlixBus Brasil: Atuando no Brasil desde dezembro de 2021, a FlixBus é uma empresa de tecnologia em serviços rodoviários, controlada pela alemã Flix, provedora mundial de mobilidade que está presente hoje em 38 países do mundo. A FlixBus está inovando o segmento de transporte rodoviário com seu modelo único, que opera 100% dentro das regras da ANTT, oferecendo transporte rodoviário regular de alta qualidade com preços baixos para consumidores. A empresa opera por meio de parceiros, que ficam responsáveis pelas autorizações das linhas enquanto a FlixBus é responsável por vendas, marketing, planejamento de rota e atendimento ao consumidor. Atualmente, a startup presta serviços para linhas e viagens em 33 cidades, de cinco estados, junto com suas parceiras: Grupo Adamantina, Satélite Norte, Santa Maria, Primar Turismo, Levare e recentemente a 4Bus. Para saber mais, acesse: www.flixbus.com.br   

 

Sobre a Flix: A Flix é pioneira no setor de transporte coletivo, oferecendo alternativas ecológicas para viagens convenientes e acessíveis através das marcas FlixBus e FlixTrain. Graças a um modelo de negócios único e tecnologia inovadora, a Flix estabeleceu rapidamente a maior rede de ônibus de longa distância da Europa e rapidamente avançou para uma expansão global, incluindo Estados Unidos, Brasil e Canadá. Como pioneira para o tráfego sustentável, a Flix operou os primeiros trens verdes de longa distância em 2018, iniciou um projeto piloto para ônibus de longa distância totalmente elétricos em 2018 e lançou os primeiros ônibus de longa distância movidos a biogás da UE em 2021.  

Enquanto a Flix lida com desenvolvimento de tecnologia, planejamento de rede, controle de operações, marketing e vendas, gestão de qualidade e expansão contínua de produtos, os parceiros confiáveis da Flix mantêm as operações diárias de rotas. A combinação única de startup de tecnologia, plataforma de e-commerce e empresa de transporte clássica posicionou a Flix como líder contra grandes corporações internacionais, mudando permanentemente o cenário global de mobilidade.